Tudo começou no meio da década de 1990, com o sonho do sr. Ribeiro. Naquela época havia muito mais dificuldade na comunicação do que hoje, principalmente para os moradores na zona rural, e o rádio era o instrumento perfeito para integrar esses cidadãos. Com isso, o sr. Ribeiro adquiriu o primeiro transmissor e montou, ainda de forma experimental, a primeira sala de transmissão: ali nascia a Rádio União. O primeiro transmissor ficava próximo ao supermercado Braggion, e funcionou lá durante alguns anos, até que o imóvel pegou fogo. A estação foi remontada no centro da cidade, na rua João Costa, 22 B, onde está até hoje.
Um marco importante foi a montagem da nova torre de transmissão, no ano 2000. Ao mesmo tempo, a rádio acompanhou os avanços da tecnologia e começou a transmitir a programação também pela rede mundial de computadores, levando Joanópolis para todo o Brasil e, porque não dizer, para o mundo. Em todas essas décadas, a rádio participou de momentos marcantes da História, especialmente de nossa amada Joia da Mantiqueira.
Atualmente, a rádio continua a desempenhar um papel relevante na integração dos cidadãos e na manutenção da identidade de nossa cultura, ao mesmo tempo que presta importantes serviços de utilidade pública para nossos amigos joanopolenses. Apesar de todas as dificuldades para se manter, continuamos investindo na criação, na renovação e no fortalecimento dos laços que fazem a rádio União FM de Joanópolis ter sua importância reconhecida pelo poder público, pelas empresas e pelos cidadão. Mais do que isso, temos a certeza de que conquistamos um lugar no coração de cada morador de nossa querida cidade.